terça-feira, 8 de julho de 2014

Recital Piano Solo de António Pinho Vargas no MNMC

Dia 10 | 20.00h
Evento Gratuito e Aberto ao Público no MNMC
A Não Perder

TESOUROS PARTILHADOS | O Brilho de uma Herança: A Cruz de D. Sancho I

O Museu Nacional de Machado de Castro iniciará um novo ciclo temático na sua programação, designado TESOUROS PARTILHADOS, que visa apresentar e divulgar na cidade obras emblemáticas, de referência no panorama histórico e artístico nacional, pertencentes a outras instituições museológicas.
O conceito de partilha que está subjacente a este novo projeto, e que constitui um sinal do paradigma da museologia atual, permitirá certamente reforçar a identidade cultural e a importância patrimonial de Coimbra.

Para a 1ª edição desta nova rubrica, selecionámos uma peça incontornável para a história da cidade, nomedamente do período em que foi capital do reino – a Cruz de D. Sancho I – um tesouro de reconhecido valor universal, outrora pertencente ao Mosteiro de Santa Cruz e atualmente integrando o espólio do Museu Nacional de Arte Antiga. Em parceria com o MNAA será possível apresentar, pela 1ª vez em Coimbra, este tesouro da arte nacional, uma peça pouco conhecida dos conimbricenses (e dos portugueses em geral), que qualquer país ocidental se orgulharia de integrar no seu património.
Cientes da importância deste tesouro para Coimbra, programámos este evento para o período das Festas da Cidade. 


Newsletter Julho 2014