sexta-feira, 18 de maio de 2012

Peça de Teatro "Suplicantes" de Ésquilo


Realizou-se no passado dia 4 de Maio de 2012, no Museu Nacional de Machado de Castro, a peça de teatro "Suplicantes" de Ésquilo, com encenação de Lia Nunes, tradução de Carlos Jesus, interpretada pelo grupo de teatro Thíasos.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Concurso " A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento..."

Centro Educativo dos Olivais recebe uma menção honrosa na categoria de Artes Visuais, do 2º Ciclo. O trabalho premiado baseou-se na pintura quinhentista, A Virgem com o Menino de Adriaen Isenbrant, do Museu Nacional de Machado de Castro.
  




Professores:
Teresa Miraldo
Teresa Fonseca

Alunos:
Hugo Pires
Gilberto Almeida
João Monteiro
Cláudio Lota
Diogo Meireles

 

 




terça-feira, 15 de maio de 2012

Museu Nacional de Machado de Castro

Instalado num edifício carregado de história, ele próprio uma peça museológica, o museu dispõe, actualmente, das condições indispensáveis, para ser entendido como espaço de encontro entre a memória e a contemporaneidade.

Com efeito, o MNMC acaba de receber obras de ampliação e requalificação que constituem não só a maior transformação a que foi submetido ao longo da sua história, mas também uma das mais importantes intervenções ocorridas em museus portugueses e, seguramente, a mais espectacular, pela forma como articula e dialoga com a envolvente urbana e com as colecções que abriga.

Ao valor patrimonial e científico do edifício, corresponde a relevância do acervo do Museu. O seu património móvel constitui diversos núcleos museológicos de indiscutível importância, sobretudo pela qualidade estética de um elevadíssimo número de espécies – elevando-se a mais de uma centena as peças classificadas como de Interesse Nacional, designadas também por ‘Tesouros Nacionais’. Entre as colecções, destacam-se as de ourivesaria e escultura, constituindo, esta última, um núcleo de referência obrigatória, sendo o museu frequentemente identificado como o museu da escultura nacional.

Requalificado e ampliado, o MNMC apresenta-se como um grande museu, digno do património que lhe está confiado e preparado para cumprir a sua missão, como uma referência da museologia portuguesa.